Notícias

Alunos ensinam a fabricar sacola ecológica em Feira de Ciências

Exposição mostra experimentos criativos dos estudantes da rede municipal

Aprender a fazer pilha ecológica com limão, sacolas plásticas recicladas, minhocário, filtro de água e saber mais sobre o universo são alguns dos experimentos que podem ser vistos durante a II Feira de Ciências realizada pela Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Janilde Flores Gabi do Vale”, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/11), das 8h às 21h, na Vila Real, em Hortolândia.

Promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, a Feira de Ciências traz como tema “Criatividade & Investigação”. Serão expostos cerca de 50 experimentos das escolas da rede municipal.

A secretária de Educação Sandra Fagundes destacou a importância da atividade pedagógica. “Esta Feira é o resultado do trabalho relacionado a ciências desenvolvido durante o ano em nossas escolas. Parabenizo todos envolvidos e ressalto que Hortolândia hoje vive um momento de destaque no cenário mundial porque todos estão sonhando e produzindo juntos”, observou a secretária.

Dentre os conteúdos desenvolvidos através do Pesc (Programa de Ensino Sistematizado de Ciências) os alunos apresentarão os trabalhos relacionados a Saúde e Corpo Humano, Seres Vivos, Ambiente e Meio Ambiente Ciência e Tecnologia e Robótica. Durante o evento, acontece um concurso que revelará experimentos interessantes e premiará alunos e professores.

PEQUENOS CIENTISTAS

Para a aluna Juliana Batista, da Emef Fernanda Grazielle Resende Covre, do Jardim Adelaide, a Feira possibilita divulgar a pesquisa realizada por ela. “Fizemos um estudo sobre a questão das sacolas plásticas e descobrimos uma receita para confeccionar uma sacola com plástico orgânico que se decompõe mais rápido”, disse.

A aluna Rebecca Dantas da Rosa disse que o evento está divertido. “Achei que fosse ficar muito nervosa para explicar meu trabalho sobre o desperdício da água, mas não fiquei. A feira está sendo muito legal”, disse.

Ao todo, 1.600 alunos estão envolvidos nas apresentações dos trabalhos. Durante a Feira acontece o Concurso que premiará três alunos dentro de seis categorias sendo elas: Jardim I e II, 1º ano, 2º e 3ºano, 4º e 5º ano, alunos do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

SERVIÇO

II Feira de Ciências
Horários para visitação: Das 8h às 11h30, das 13h às 16h30 e das 18h às 21 horas
Local: Emef Professora Janilde Flores Gabi do Vale
Av. Professora Edna Aparecida Pampa da Fonseca, 115. Vila Real

 

Por Juliana Folva, Hortolândia 25/11/11 09:44
Fonte: http://www.hortolandia.sp.gov.br/


Todos os direitos reservados | © Copyright