Notícias

Receitas gastronômicas típicas do Amazonas são tema de livro feito por crianças das escolas básicas de Manaus

11/12/2013 - 21:53

O tucumã, o açaí, o tambaqui, o pirarucu e vários outros elementos da culinária amazonense estão presentes no livro “Na cozinha de Manaus: experiências gastronômicas e escritoras”, lançado ontem, à tarde, no Círculo Militar de Manaus. O projeto foi desenvolvido nas escolas municipais pelo Programa de Ensino Sistematizado de Ciências (Pesc), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e apresenta receitas escolhidas por alunos, pais e professores, com poemas de Elson Farias e ilustrações das próprias crianças e da artista plástica Carolina Cortasso. “Cada passo foi dado manualmente, com muito esmero”, disse Sílvio Ocriciano, diretor do Pesc.


O pequeno, entre o organizador do livro, Sérgio Cunha, e a mãe, contribuiu com uma receita de patê de tucumã.

“Todas as honras às crianças autoras”, disse Sérgio Luiz da Cunha, coordenador do programa e organizador do livro. “O Pesc tem uma vertente que visa melhorar a qualidade da alimentação dos alunos e elas se identificaram muito com o projeto”, acrescenta.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltou que o livro foi desenvolvido com entusiasmo nas escolas. “Quando vejo os alunos diante de um projetor, da lousa digital e trabalhando com softwares, percebo que estamos no caminho certo. O Pesc está muito presente em Manaus e onde os laboratórios não podem chegar, vai o ônibus do programa”, disse.

Pauderney anunciou que, nos próximos dois meses, a Semed vai lançar outro livro de receitas regionais, mas agora com foco no trabalho das merendeiras.

“Há 20 anos eu trabalho com literatura infantil e comecei a fazê-lo a pedido dos professores, que se queixavam da falta de material e dos livros que falam sobre a Amazônia escritos por quem não conhece a região”, disse o poeta Elson Farias. “Bons beijus de frigideira/ Farinha de tapioca/ Pra tomar com açaí/ A goma de passar roupa/ E goma bem temperada/ Nas cuias de tacacá. Tudo vem da tapioca/ Sabores de nossa casa/ Paladares de maloca”, diz um dos poemas do livro.

“Na cozinha de Manaus: experiências gastronômicas e escritoras” já está sendo distribuído gratuitamente pela Semed. A primeira tiragem está praticamente esgotada.


A capa do livro, um dos raros registros históricos da culinária típica do Amazonas, feito por crianças


O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, elogiou muito o trabalho e anunciou que em breve também estarão em livro as receitas das merendeiras da Semed


O poeta Elson Farias, recebendo as mãos de Sérgio Cunha um dos primeiros exemplares do livro. Ele trabalha há 20 anos com literatura infantil, a pedido de professores,
para preencher uma lacuna na cultura amazonense

Fotos: Alexandre Lima
Fonte:www.blogmarcossantos.com.br



Todos os direitos reservados | © Copyright