Notícias

Livro ilustrado traz mais de 60 receitas regionais.

Rosiel Mendonça

Culinária típica amazonense, poesia e informações didáticas dividem as pouco mais de 100 páginas do livro colaborativo "Na cozinha de Manaus experiências gastronômicas e escritoras", lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e organizado pelo pedagogo Sergio Luiz Cunha.


Ilustrações da artista Carolina Cortasso (SP) e de alunos da rede pública dão um colorido a mais às páginas de "Na Cozinha de Manaus"

A publicação reune mais de 60 receitas coletadas junto aos alunos da rede municipal de ensino, destacando ingredientes bem amazônicos, como a pupunha, o tucupi, a castanha, o cupuaçu e uma variedade de peixes. Tudo ganha ainda mais vida e cores graças às ilustrações da paulista Carolina Cortasso e aos poemas inéditos do amazonense Elson Farias que, a convite do projeto, dedicou linhas à gastronomia da região.

A iniciativa foi idealizada pelo Programa de Ensino sistematizado das Ciencias (Pesc), desenvolvido há dois anos nas escolas municipais de Manaus e presente em outros 10 municipios brasileiros segundo Sergio Cunha gerente de conteúdos pedagógicos do Pesc, a idéia do livro é pioneira.

REUNINDO SUGESTÕES

"A coleta do material aconteceu nas escolas: os alunos da educação infantil e ensino fundamental (faixa de 4 anos de idade) recolheram as receitas em casa, junto da família, e as reescreveram em sala" explica Cunha.

"A proposta era que as receitas pudessem ser executadas pelas próprias crianças, com a supervisão de adultos. Não queríamos livro para ficar pegando poeira na estante", completa ele, destacando que o projeto contribuiu para ampliar as capacidades de leitura e escrita dos pequenos além de colocá-los em contato com assuntos como nutrição e segurança alimentar.

Fonte: Jornal A CRÍTICA



Todos os direitos reservados | © Copyright